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  • Ricardo Stival

As denúncias mais comuns de Publicidade Médica no CRM

Com a intenção de divulgar os serviços médicos prestados e se destacar em um universo profissional altamente competitivo, principalmente com inúmeros conteúdos de qualidade na internet, sobretudo em redes sociais, muitos médicos acabam cometendo infrações éticas.



Com isso, ao invés de trazerem benefícios pelo intermédio de suas publicações, acabam por se prejudicar e respondendo muitas vezes a um processo ético-profissional no CRM onde possui inscrição.


Abaixo, seguem algumas das situações que mais decorrem denúncias, sindicâncias e processos éticos no Conselho Regional de Medicina envolvendo Publicidade Médica:


1- Ausência do Registro do número do CRM ou RQE


2- Utilizar ramos da Medicina sem reconhecimento pelo CFM, como Medicina Estética


3- Hashtags apelativas ou induzindo com isso que possui especialidade que não possui


4- Realizar Promoções e Sorteios


5- Comercialização da Medicina e Captação de Pacientes


6- Divulgar Produtos, Medicamentos ou Aparelhos


7- Fotos de “Antes e Depois”


8- Realizar Propaganda, não apenas Publicidade


9- Divulgar Vídeo, Foto ou Texto de paciente elogiando seu serviço médico


10- Publicar Foto de Procedimentos ou Cirurgias

Ricardo Stival é Advogado, Professor de Pós-Graduação de Direito Médico,  Especialista em Ações Judiciais de Erro Médico, Sindicâncias e Processos Éticos no CRM e CRO, com atuação em todo o Brasil
Ricardo Stival - Advogado de Direito Médico
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