top of page
  • Ricardo Stival

Quais normas regulam e amparam os profissionais da saúde no Brasil?


Advogado Direito Médico

Para podermos compreender quais normas regulam e amparam os profissionais da saúde, devemos antes ter conhecimento de quais profissionais efetivamente podem ter suas atividades laborais consideradas profissões no Brasil, uma vez que o termo profissão se difere de ocupação, já que para a primeira se exige entre outros aspectos a habilitação em escola regulamentada e credenciamento a conselho fiscalizador.


Com a ideia, via doutrina médica, de que o profissional da saúde possui conhecimento e prática das habilidades necessárias para a recuperação e manutenção da saúde, essa lista de profissionais pode ser considerada bem ampla e crescente a cada dia, uma vez que suas definições e regulamentações acontecem e dependem de políticas nacionais. Em outras palavras, depende da necessidade oriunda da sociedade brasileira somada com a força e vontade política de nossos representantes em Brasília/DF, pois para legislar sobre o exercício de profissões no Brasil, cabe a União por meio de sua competência privativa de acordo com a nossa Constituição Federal em seu Art. 22, XVI.


Com um rápido raciocínio, podemos colocar no rol de profissões da área da saúde os cursos que são ofertados em nível superior; como medicina, odontologia, fisioterapia e enfermagem, por exemplo. Porém não são os únicos, existem também os cursos técnicos que exigem formação de ensino médio, como técnico em enfermagem e técnico em radiologia, assim como também os profissionais denominados auxiliares, com ensino fundamental completo, como alguns citados, quais sejam: os auxiliares de enfermagem, auxiliares odontológicos e auxiliares de laboratório.


Na fila para regulamentação como profissões da saúde, estão o de instrumentação cirúrgica e podólogo, por exemplo. Dessa forma, são consideradas somente ocupações.


Nos ramos do Direito existem várias regulamentações gerais que cabem a todos os profissionais da saúde. Partindo da nossa lei maior que é a Constituição Federal diante de vários princípios constitucionais como o Direito a saúde; no Direito do Trabalho resguardando os direitos dos trabalhadores; no Direito Civil em linhas gerais garantindo o cumprimento dos contratos, o Código de Defesa do Consumidor, por se tratar de uma prestação de serviço, e no Direito Tributário a forma de tributação (como a nova conquista em 2016 da classe médica do Simples Nacional).


Além das normas gerais de Direito, cada classe é amparada por uma norma específica, como as entidades de classe (Conselhos Federais e Regionais), que nada mais são do que leis de ética e conduta para serem seguidos, além do Ministério da Saúde com suas leis, portarias e resoluções, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de alguns casos específicos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) em situações envolvendo planos de saúde, além de diversas leis esparsas.

Ricardo Stival é Advogado, Professor de Pós-Graduação de Direito Médico,  Especialista em Ações Judiciais de Erro Médico, Sindicâncias e Processos Éticos no CRM e CRO, com atuação em todo o Brasil
Ricardo Stival - Advogado de Direito Médico
bottom of page